Thursday, March 7, 2013

Seis brasileiros entre os dez primeiros de uma prova de F-2



É óbvio que não estou falando da relançada Formula 2, que nem começou, e que de qualquer forma, tem somente um brasileiro entre suas fileiras, o Carlos Iaconelli. E também não estou me referindo ao campeonato Europeu de Formula 2, pois no máximo quatro brasileiros chegaram a tentar disputar uma mesma prova deste campeonato. Estou falando de uma prova das duas temporadas brasileiras de F-2, que ocorreram em 1971 e 1972.

O grande sucesso brasileiro se deu na segunda etapa do torneio, realizada em Interlagos em 5 de novembro de 1972. Havia sete brasileiros disputando a prova que contou com muitos estrangeiros bons. O campeão Michael Hailwood lá estava com seu Surtees, assim como Ronnie Peterson, Andrea de Adamich, Tim Schenken, Henri Pescarolo, Bob Wollek, David Purley, David Morgan, Jean Pierre Jaussaud (vice em 72), Brett Lunger, Jose Dolhem, o futuro campeão de F-1 James Hunt e Carlos Ruesch. Uma das atrações do torneio, o suiço Clay Reggazzoni, foi correr na África do Sul nas 9 Horas de Kyalami, assim vagando um carro para um brasileiro. Quem conseguiu a disputada vaga foi Chiquinho Lameirão, com apoio da Motoradio, que assim pode incluir a Formula 2 no seu longo currículo.

Além do estreante Lameirão, o contingente brasileiro contava com Emerson e Wilson Fittipaldi, José Carlos Pace e Lian Duarte, todos com experiência na F-2 européia, e dois outos pilotos que contrataram carros para a temporada, Pedro Victor de Lamare e Silvio Montenegro.
A corrida simplsmente foi de Pace, que liderou a primeira bateria inteira, ganhando com 13 segundos de diferença sobre Emerson e Hailwood. Na segunda, Emerson conseguiu largar melhor, mas Pace logo o alcançou e assumiu a liderança permanentemente na segunda volta, após ter passado Emerson com uma bandeira amarela e dado a posição de volta.

Emerson teve problemas para segurar Hailwood na segunda bateria, mas terminou em segundo na soma dos tempos. O inglês terminou em terceiro, seguido de Wilson Fittipaldi Junior, Bob Wollek, Jose Dolhem e Brett Lunger. Em oitavo, nono e décimo três outros brasileiros, Pedro Victor de Lamare, Chico Lameirão e Silvio Montenegro. Ou seja, seis brasileiros entre os dez primeiros de uma prova de Formula 2.

O único brasileiro a não participar da festa foi Lian Duarte, justo ele que havia terminado a primeira bateria em sétimo e estava em quinto quando abandonou a segunda bateria. Estava fazendo de longe a sua melhor prova na F-2, depois de sofrer com o Pygmée na Europa. Na realidade os brasileiros deram sorte por que muitos dos estrangeiros mais velozes abandonaram já na primeira bateria, deixando o caminho livre para os brazucas.

Há um fato curioso nessa grande vitória de Pace. O brasileiro havia sido contratado pela equipe Surtees antes do final da temporada européia, para correr nas Fórmulas 1 e 2 em 1973. Há quem jure na Argentina até hoje, que o lugar era prometido para Carlos Ruesch, piloto da Surtees na F-2. Curiosamente, justamente no palco da grande vitória de Moco, que também ficou com o recorde de F-2 de Interlagos, o argentino anunciou que abandonaria as pistas para cuidar dos seus bois. Quem sabe "el fichon" caiu naquele dia.

Carlos de Paula é tradutor, escritor e historiador de automobilismo, baseado em Miami

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